sábado, 31 de maio de 2014

GRUPAMENTO DE APOIO AO TURISTA DA GUARDA MUNICIPAL DO JABOATÃO DOS GUARARAPES (GAT)


 O ( GAT )  Grupamento de apoio ao turista da Guarda Municipal do Jaboatão dos Guararapes. Participou do monitoramento e nascimento das tartarugas-de pente, dando apoio ao (GAMA) Grupamento de apoio ao Meio Ambiente da Guarda Municipal do Jaboatão dos Guararapes.


No dia, 07 de Maio do corrente, o GAT e o GAMA participaram do nascimento das Tartarugas-de-pente na Praia de Piedade, que teve  os ovos eclodidos por volta das 10:00 horas da manhã com a ajuda do Biólogo Adriano da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura do Jaboatão, os Guardas deram todo suporte para que o trabalho do biólogo tivesse total exito. 

Equipe que participou do nascimento das Tartarugas-de-pente: Sub. Insp. Osvaldo Bittencourt, Sub. Insp. Kilder e  o Sub. Insp. Damásio, os Gms. Marcos, Lenildo, Célio, Edgar,  e Marinez.
 

Cerca de 120  ovos romperam-se depois de mais de 60 dias, nasceram 75 filhotes da espécie Tartaruga-de-pente. A temperatura da areia é determinante na definição do sexo das tartarugadas. A chamada temperatura pivotal, temperatura da água durante o período de incubação que origina 50% de filhotes para cada sexo, varia de espécie para espécie e entre populações da mesma espécie, temperatura mais baixa geram machos ( Em média abaixo dos 27°c ) e temperaturas mais elevadas geram fêmeas ( Em média acima dos 33°c ).                                                                                                               Os filhotes são pequenos e frágio, medindo apenas cerca de cinco centímetros. Muitas são devoradas por caranguejos, aves marinhas, povos e principalmente peixes. Outros morrem de fome e doenças naturais.                                                       Estima-se que de cada mil tartarugas nascida apenas uma ou duas vão chegar à idade adulta, Mas depois de adultas, poucos animais conseguem ameaçá-las - à excepção do homem.

Após algumas horas de trabalho os filhotes de tartarugas-de-pente foram colocadas na areia da praia de Piedade onde foram em direção ao mar por extinto natural .  O trabalho dos Guardas Municipais  GAT e GAMA no mês de abril, quando foram informados por uma moradora da Av... Beira Mar que uma Tartaruga havia feito um ninho na areia em frente a casa de Eventos Portofino, após esse dia começaram os monitoramento 24 horas dos Grupamentos para que os vândalos não ameaçasse o ninho

Nenhum comentário: