sexta-feira, 11 de julho de 2008







O brigado pela visita! Assine nosso livro e volte sempre!

O GAT (Grupamento de apoio ao turista da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes) tem a preocupação de divulgar os principais pontos turísticos não só de Jaboatão, mas de Pernambuco, ou seja, valorizar nosso Estado para que os turistas voltem mais vezes. Com isto, iremos toda semana divulgar uma cidade e seus principais atrativos em nosso blog. Começaremos com Olinda que o seu nome já diz tudo! Um abraço a todos e esperamos que vocês gostem e qualquer sugestão ou crítica favor entrar em contato conosco.
Olinda, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Mais que o nome pomposo, luz para os olhos. Do alto de suas ladeiras, avistam-se coqueiros e casarios, ao fundo sua irmã Recife e o mar azul infinito. Às seis horas tocam os sinos de suas incontáveis igrejas, arrebatam-se os sentidos. Fundada em 1535 por Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, Olinda logo se tornou a capital, residência dos senhores de engenho e pessoas influentes. Desta época datam suas igrejas e seu casario, legítimos representantes da arquitetura barroca do período colonial. Com a chegada dos holandeses em 1630, que preferiram à localização de Recife, baixa como sua terra natal e dotada de um porto natural, Olinda começa a perder importância na capitania. Incendiada pelos flamengos em 1631, mesmo após a expulsão destes em 1654 Olinda continuaria a perder terreno para Recife. A rivalidade entre as duas culminou com a Guerra dos Mascates, em 1710. Hoje, o antigo lar da nobreza lusitana não pode mais competir economicamente com a metrópole e capital do estado. Entretanto, a magia de suas ladeiras, de seu casario, suas igrejas e seu carnaval continuam incomparáveis.

Apenas a 7 km de Recife, a cidade da magia valoriza a cultura nacional. As atrações são muitas e todas devem ser visitadas, pois você não sabe quando voltará outra vez. Comece o seu tour pelo Centro Histórico, que você pode percorrer a pé ou de carro. Os guias mirins vão importuná-lo (a) muito para lhe acompanhar, não se incomode com eles ou contrate-os e vamos conhecer a cidade.

Não perca o fôlego e vá agora mesmo para o Mercado da Ribeira (81)439-1660, uma construção do século XVII que foi mercado de escravos até o século XIX, onde são apresentadas atrações folclóricas aos domingos. Por aqui você encontra variados produtos artesanais, como cerâmica, máscaras de papel machê, redes, objetos utilitários e decorativos de couro, madeira, antigüidades, tapetes, bijuterias e muito mais.

Aproximando os olhos, entendemos porque Olinda é a eleita pelos poetas: as suaves colinas sustentam 20 belas igrejas barrocas, centenas de casas coloniais coloridas, sobrados e mirantes que relatam grande parte da rica história brasileira. As igrejas barrocas são parada obrigatória

Que tal começar pelas belas igrejas? A Nossa Senhora do Carmo é a primeira igreja da ordem das carmelitas fundada no Brasil. Foi construída em 1580 em estilo colonial renascentista. Um pouco mais antiga é a Igreja da Misericórdia (81)429-2922, no Alto da Sé, construída em 1549, com riquíssimas obras de talha douradas, muitos painéis de azulejos portugueses e altar-mor em estilo neoclássico. Que tal comer biscoitos com massa de hóstia? Não, não é pecado. Na Igreja de N. S. do Monte (81)429-0317, uma das mais antigas da cidade e a primeira igreja brasileira dedicada à Nossa Senhora, os religiosos vendem esses sagrados biscoitos para você saborear ao som de cantos gregorianos. O deleite é todo seu, em dose dupla. Tipicamente barroco e com altar folheado a ouro, O Mosteiro de São Bento (81)429-3288, também lhe recebe com cânticos gregorianos e púlpitos de madeira talhada, datados de 1582.






Nem só de devoção vive Olinda. Nesta cidade, a arte entra pelos poros. O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (81)429-0032, antigo Palácio Episcopal, construído em 1676, expõe um vasto acervo de pinturas latino-americanas e peças sacras. Já o Museu de Arte Contemporânea (81)429-2587, que já foi Cadeia Eclesiástica e Pública possui obras históricas de valor inestimável.
Boêmia por natureza e por ser habitat de músicos e poetas, Olinda reserva dezenas de restaurantes e bares de excelente qualidade para o seu apurado paladar. A Oficina do Sabor (81)429-3331 é especializada em pratos regionais. Não deixe de experimentar os pratos à base de jerimum (abóbora-moranga) recheado. Pode ser de camarão e molho de maracujá ou ao molho de pitanga, servido com arroz de lula. Este restaurante, construído em um aconchegante casarão, tem vista para a Praia do Pina, no Recife.Para quem prefere uma comida variada, o Chez Georges (81)439-5858 mescla os pratos consagrados da culinária francesa com os típicos da região. Confira o salmão com molho de champanhe e o camarão com aspargos verdes, que são indescritíveis. Outro restaurante charmoso é o Mourisco (81)429-1390, especializado em pescados. A agitação noturna fica por conta de bares como o Café Adega (81)429-3155, o Blues Bar (81)429-0083 e o Cantinho da Sé (Rua Ladeira da Sé). Além de linda, boêmia, charmosa e culta, Olinda é gostosa como nenhuma outra cidade.


Olinda é o palco da liberdade de expressão, onde o povo é sempre o protagonista. Talvez essa liberdade seja a herança dos escravos, que foram libertados em Olinda, antes mesmo da Lei Áurea. O fundo sonoro passeia pelo frevo mais animado do planeta, que nos põe no pódio ao lado da magia do carnaval de Veneza. Não falo de Recife, irmã da cidade e conhecida como 'Veneza brasileira', mas de Veneza, na Itália. Nessas ladeiras, o carnaval ainda é irreverente, alegre, participativo, rico, ingênuo: apenas diversão. Uma gigantesca multidão invade as ladeiras de Olinda nessa época do ano. Muitos blocos, como o "Homem da Meia Noite", "A Mulher da Tarde", "Eu Acho é Pouco" e o famoso "Galo da Madrugada", pulam e cantam em uma das maiores manifestações populares que o mundo conhece. Para alimentar o fôlego, os foliões têm o hábito de tomar o curioso "Pau de Índio", um drink vendido em garrafinhas pela cidade, resultado de uma mistura de 17 poderosas ervas com cachaça, que vão lhe levar a loucura. Não esqueça de tomar muita água de coco depois.





A cada ladeira, uma surpresa e uma excelente opção para passeios e compras
Conhecidas mundialmente, as ladeiras de Olinda retratam a visão encantadora dos seus pontos turísticos. Você não pode passar por aqui sem conhecer a colina mais movimentada da cidade: o Alto da Sé. Abrigando o Museu de Arte Sacra, a Sé e o desativado Observatório Astronômico (onde, em 1860, foi descoberto o primeiro cometa da América Latina, batizado de "Cometa Olinda" pelo astrônomo Emmanuel Liais), este é o lugar ideal para saborear um delicioso queijo coalho ou uma tapioca fresquinha nas barracas do mirante. Gostou?












O brigado pela visita! Assine nosso livro e volte sempre!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi!

Anônimo disse...

Oi será que vc não está apelando muito?O blog do gat está bonito de se ver.