quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Obrigado pela visita! Assine nosso livro e volte sempre!

As praias mais bonitas do mundo. Barbados - Caribe!

Barbados tem as mais belas praias do mundo, fica localizado no Caribe. Tem inúmeras praias de beleza estonteantes, banhadas pelo Oceano Atlântico. As ilhas são tão lindas que, vendo as fotos, parecem que foram modificadas e torna impossível descrever algo de tamanha beleza.Não é à toa que Barbados vive do turismo de alto padrão. Pessoas de todos os lugares do mundo querem passar as férias, Reveillon ou apenas o fim-de-semana nos Resorts de luxo que Barbados possui.

Veja as fotos de algumas praias deste belo país pertencente ao Caribe.





As dez praias mais bonitas do Brasil
Metodologia
Os ganhadores do Prêmio Viagem 2006 são eleitos exclusivamente pelos leitores da Viagem e Turismo. A votação, pela primeira vez, foi toda feita via internet. A Research International, renomado instituto de pesquisa, foi responsável pela apuração dos votos, pelo processamento e análise dos resultados.
1º Porto de Galinhas - PE
Coqueiros espalhados por 4 quilômetros de areia branca e batida, com águas transparentes e mornas. Como é uma praia central, também tem vários hotéis. Durante a maré baixa, faça os passeios até os aquários naturais que se formam nos bancos de coral.

2º Jericoacoara - CE
Formações rochosas, larga faixa de areia, coqueiros e, é claro, a Duna do Pôr-do-Sol. É Área de Proteção Ambiental. Três guaritas instaladas recentemente pelo Ibama, que estuda cobrança de taxa a partir de 2007, delimitam a área.

3º Praia da Pipa - RN
Longa faixa de areia, com trechos isolados por encostas altas, a Avenida Baía dos Golfinhos repleta de lojinhas, restaurantes e gringos, barracas aos montes, sol todos os dias e muvuca todas as noites.


4º Praia de Bombinhas - SC
Águas calmas e cristalinas, pousadas pé-na-areia, vida noturna agitada e acesso à Lagoinha (trilha de poucos minutos a partir do píer), ideal para mergulhar com máscara e snorkel, e à Ilha do Arvoredo (de barco), um dos melhores pontos de mergulho autônomo do Sul do país.

5º Baía do Sancho - Fernando de Noronha - PE
Praia em forma de enseada protegida por uma sensacional falésia de 50 metros de altura. No topo, mata intocada. Na água, de uma gama de cores que vai do verde-esmeralda ao azul profundo.


6º Praia do Forte - BA
14 quilômetros bem preservados, com areia clara, coqueiros, mar cristalino, recifes, cardumes coloridos, tartarugas e, entre julho e novembro, baleias jubarte. Ao redor, o verde de cinco reservas ambientais dá o tom.

7º Canoa Quebrada - CE
Faixa de areia fofa e clara, vila de pescadores, falésias alaranjadas em forma de meia-lua, mar esverdeado e, no horizonte, rústicas jangadas que levam os turistas para passear. Há ainda barracas em festa na alta temporada e luaus nas noites de lua cheia.


No 8º lugar, empatadas: Praia do Francês - AL
Águas que variam do azul ao verde-escuro. No canto esquerdo, barreira de corais, ondas calmas, barracas e restaurantes. No lado oposto, mais selvagem, ondas fortes e sua conseqüência natural: surfistas.
Trancoso - BA
Um pequeno rio corre paralelo à extensa praia, que conta ainda com águas mornas e transparentes, coqueirais e manguezais. O charme do lugar também se deve ao Quadrado, o centrinho do ex-vilarejo hippie localizado no alto de uma falésia.

9º Praia do Gunga - AL
É onde a Lagoa do Roteiro e o Atlântico se encontram. O cenário natural se completa com areias brancas, água cristalina e coqueiros a perder de vista.

10º Copacabana - RJ

A praia mais famosa do Brasil no exterior.Tem longa faixa de areia, movimento de pessoas 24h por dia no calçadão, mar claro, e visão espetacular das montanhas que cercam a cidade do Rio de Janeiro.

É Verão! Praia e sol exigem cuidados

Estamos na estação mais quente do ano e o nosso corpo merece um cuidado especial. Problemas como insolação e micoses podem estragar as férias.

Neste calor não há nada melhor que se refrescar no mar ou numa piscina. Porém, a areia e a água do mar, assim como as piscinas, escondem microorganismos que penetram na pele e causam diversos tipos de lesões cutâneas. Além disso, o sol, embora maravilhoso, aparece como vilão. Pode causar insolação, queimaduras, alergias e inflamações. Conheça os problemas mais comuns e as dicas para curtir a estação com saúde:

Bicho de pé ou bicho geográfico (larva migrans)

Doença causada por parasitas encontrados nas fezes do cão e do gato. Ao defecar na terra ou areia, os ovos eliminados nas fezes transformam-se em larvas que penetram na pele do homem causando a doença. A larva caminha sob a pele formando um túnel tortuoso e avermelhado. Mais comum em crianças, às lesões são, geralmente, acompanhadas de muita coceira. O ato de coçar o local pode causar o aparecimento de novas lesões pelo corpo. Em geral, os locais mais atingidos são os pés e as nádegas.

Como evitar:

• Não ande descalço pela areia da praia ou no clube;

• Não se deite ou sente para tomar sol sem antes forrar o local com uma toalha ou canga;

• Não leve animais à praia.

Pano Branco (pitiriase versicolor)

É uma micose, mas, ao contrário do que se pensa, não é adquirida na praia ou piscina. O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, em algumas delas, é capaz de se desenvolver, causando o “pano branco”. Os fatores que mais favorecem o desenvolvimento dessa doença são: calor, umidade, oleosidade da pele, uso de bronzeadores e rebaixamento da imunidade. A doença possui esse nome, pois se caracteriza por descamação e manchas mais claras que o tom de pele, que ficam acentuadas quando a pele está bronzeada.

Como evitar:

• Use roupas leves e de algodão;

• Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.

Queimaduras e Insolação

A vontade de ficar com um corpo bronzeado pode trazer sérios riscos à saúde. A desidratação e a queimadura da pele são os sintomas mais freqüentes da insolação, especialmente em crianças e idosos. Quando alguém fica muito tempo sob o sol, a pele queima, suas células são destruídas e o líquido que fica entre essas células é eliminado. Além disso, o suor e a respiração mais intensa facilitam a perda de água. Outros sintomas da insolação são dor de cabeça, tontura, vertigem, falta de ar, aumento da temperatura do corpo, mal-estar e vômitos.

Evite queimaduras e insolação

• Use sempre protetor solar com fator acima de 15. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol. Importante: reaplicar o produto a cada duas horas, aproximadamente;

• Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultravioleta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período;

• Use sempre guarda-sol, bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas;

• Evite fazer ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas e se expor ao sol em seguida;

• Evite colocar perfumes antes de ir à praia.

LEMBRETE:

As radiações solares, além das queimaduras agudas, apresentam reações tardias, devido ao efeito cumulativo da radiação durante toda a vida. Dessa forma, o descuido freqüente com a radiação solar, favorece o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Atenção!
Caravelas queimam 36 banhistas na RMR


A maioria dos casos aconteceu em Itamaracá, onde a unidade pública de saúde recebeu, 31 vítimas das águas-vivas. Nas praias da Zona Sul do Recife, foram registradas cinco ocorrências Banhistas que resolveram aproveitar o feriado de 1 de Janeiro em praias do Grande Recife foram surpreendidos por caravelas. Em Itamaracá, 31 pessoas deram entrada, na Unidade Mista de Saúde com sinais de queimaduras. Outras cinco pessoas sofreram o mesmo problema na orla da Zona Sul da capital, sendo atendidas no Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da cidade. Entre as vítimas das águas-vivas, 70% eram criança, de acordo com a médica Solange Oliveira, plantonista da Unidade Mista de Itamaracá.

A água-viva é provavelmente uma das criaturas mais incomuns e misteriosas que você poderá encontrar. Com seu corpo gelatinoso e seus tentáculos bamboleantes, ela se parece mais com algo de um filme de terror do que com um animal de verdade. Mas se conseguir deixar a estranheza de lado, e o fato de que se você chegar muito perto de uma água-viva resultará em uma ardência terrível, irá descobrir que ela é muito fascinante. A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos e é representada por milhares de espécies diferentes, sendo que novas espécies são descobertas a todo momento.

É comum ouvir que a água-viva queima a pele. Não é verdade. Embora a dor realmente lembre a de uma queimadura aguda, o que ocorre é que ela apresenta milhões de pequenas células em seus tentáculos capazes de injetar um potente veneno numa espécie de reação de defesa do animal. O efeito é avassalador: dor intensa, inchaço, vermelhidão, bolhas e úlceras.

O que fazer?

1) Aplique compressas de água gelada. Mas cuidado! Não use água doce, porque isso vai disparar ainda mais as reações. Use água salgada gelada ou bolsas térmicas com gel dentro.

2) Outra medida é usar compressas de vinagre, pois seu pH ácido ajuda a deixar o veneno inativo.

3) Retire, com muito cuidado e evitando o contato direto, qualquer tentáculo ainda aderido ao corpo.

4) Leve a vítima a um pronto-socorro para receber um analgésico. Ela provavelmente sentirá alívio das dores em uma ou duas horas. Sem tratamento, um acidente desses pode doer por até 24 horas.


Fale conosco! Enviando suas mensagens para: gat-pe@yahoogrupos.com.br




Nenhum comentário: