GAT (Grupamento de apoio ao turista da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes) dando continuidade em mostrar os pontos turísticos das principais cidades de Pernambuco, temos um grande prazer de mostrar o Cabo de Santo Agostinho uma bela cidade do nosso Estado. Qualquer dúvida ou sugestão favor entrar em contato conosco, através do nosso livro de visita ou e-mail: gat-pe@yahoogrupos.com.br que teremos muito prazer em atender a todos a medida do possível. Um abraço e até a próxima!
População: 152.977 habitantes Área: 448 km2 Acessos: BR-101 Sul e PE-07 (ambas duplicadas, até o Cabo). O Cabo de Santo Agostinho fica a 41 km do Recife e reúne ao mesmo tempo o maior pólo industrial de Pernambuco e um cenário belíssimo de praias paradisíacas.
O atual município do Cabo de Santo Agostinho teria sido o ponto da descoberta do Brasil. Teses de alguns historiadores afirmam que, três meses antes da chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral a Bahia, o espanhol Vicente Yañes Pinzon atracou em terras pernambucanas, precisamente na bacia de Suape, assinou uma ata de posse e batizou o lugar com o nome de Cabo de Santa Maria de La Consolacion.
Cabo de Santo Agostinho está repleto de reservas ecológicas, manguezais e algumas das praias mais comentadas do país, como Calhetas, Paraíso e Gaibu. Não faltam opções para relaxar ou praticar esportes náuticos. Durante o verão os hotéis e pousadas recebem uma grande quantidade de turistas de todos os lugares do mundo.
Do tupi, vale do Olho D’água. A praia de Gaibu é uma das mais badaladas do litoral pernambucano. Lá você encontra uma estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes, o mar tem água cristalina e convida ao mergulho e ao surf. Uma das atrações principais de Gaibu é a escalada no morro das pedras para apreciar um belo visual do mar e conhecer mais um cenário privilegiado: a praia de Calhetas.
Itapuama tem areias douradas, mar de águas claras e paisagem com um toque especial das rochas. O nome em Tupi, dado pelos indígenas que usufruíam de sua beleza, significa Pedra Bonita. É assim a deliciosa Itapuama. No mar, ondas grandes chamam para o surf. Na orla existem bares onde você pode relaxar na presença da natureza.
Suape esta Entre a Praia do Paraíso e o Rio Massangana encontra-se Suape, presenteada pela natureza com um extenso arrecife de arenito, que forma uma enorme barreira natural. O mar pouco profundo e sem ondas é excelente para banhos e esportes náuticos. É lá que funciona um grande resort 5 estrelas, que atrai turistas o ano inteiro
Enseada dos Corais: praia proporciona banhos deliciosos nas piscinas naturais, formadas por arrecifes. O percurso integra-se ao atrativo das reservas ecológicas naturais Mata do Zumbi e Mata das Duas Lagoas.Pedra do Xaréu
Pedra do Xaréu:Praia de areias claras e mar de ondas médias, é própria para banhos e mergulhos. Na maré baixa você pode desfrutar das piscinas naturais. Na orla, cerca de vinte e duas chopanas esperam os visitantes para degustarem, em um ambiente agradável, as delícias da região.
Paraíso:O lugar tem tudo a ver com o nome. É a menor praia da região, com fragmentos de rocha na areia e no mar que tornam a paisagem única. Você pode fazer um passeio de barco pela Ilha do Cocaia, Ilha de Tatuoca, rios Massangana, Ipojuca e outras diversas ilhas.
Calhetas:Cercado por rochas e coqueirais está este belo cenário. O banho de mar é uma delícia nas águas mornas e transparentes. Você vai relaxar sob a sombra dos coqueiros ou em agradáveis restaurantes. Calhetas é considerada uma das praias mais belas do mundo, sendo procurada também para mergulho e pesca submarina.
Paiva: A sua paisagem é composta ao sul pelas praias de Itapuama e Ponta do Xaréu. A praia possui um denso coqueiral, um belo mar azul e areias claras e finas. O banho é o ponto alto, pois a presença de arrecifes formam pequenas piscinas naturais. Na praia do Paiva acontece uma dasmaioresmanifestações culturais da região: a Festa da Lavadeira, um evento cultural popular que surgiu em 1987 e a cada ano atrai mais turistas.
Acidente geográfico mais antigo do Brasil, com mais de 100 milhões de anos, o local é mencionado por alguns historiadores como sendo a localidade exata do descobrimento do Brasil, pelo navegador espanhol Vicente Yañes Pinzón. Vale a pena visitar esta verdadeira escultura natural.
O patrimônio histórico e arquitetônico do município é significativo e representado por velhos engenhos, edificações religiosas e fortes. Muito desse acervo encontra-se em ruínas, como é o caso da Capela de São Francisco, antiga igreja do engenho Trapiche, local onde nasceu o Conde da Boa Vista, em 1802. Em frente às ruínas da Capela do Engenho Garapu, encontra-se um cruzeiro em alvenaria e pedra, com uma cruz de madeira. A construção dessa capela é deo século XVII, e o engenho ao qual pertence foi um dos primeiros da freguesia do Cabo. Surgiu no século XVI e foi confiscado pelos holandeses em 1637.


População: 59.281 habitantesDistância do Recife: 57 km Acessos: PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho); duplicadas até a entrada para Suape, mas pista simples e trechos sinuosos até Porto de Galinhas.



Toquinho – É reta, com ondas fortes e areal de Porto de Galinhas tem um atrativo especial. Para quem gosta de aventuras, uma ótima opção é conhecer a Ilha de Santo Aleixo, localizada a 15 minu-tos de barco da praia de Serrambi. A ilha possui uma casa com toda uma infra-estrutura necessária para atender às necessidades dos visitantes e uma curiosidade: Santo Aleixo pode ser alugada. Mas para isso, o interessado deve desembolsar uma quantia diária de R$ 2.500,00 e assim, desfrutar de uma extensão territorial de aproximadamente 2 mil metros quadrados que ficam voltados para o oceano Atlântico. A ilha, ainda, possui uma belíssima praia que chama a atenção das pessoas. O local é ideal para a prática de mergulhos, pois lá é possível encontrar embarcações naufragadas da-tadas do Brasil Colônia, Império e do período das duas grandes Guerras Mundiais. Existe, ainda, uma réplica perfeita do navio Inglês Zeus que foi afundada propositalmente para atrair e divertir os turistas. É a praia mais privatizada do litoral pernambucano. Para quem não é morador de lá, tem que enfrentar vigilantes na guarita. Sobre essa situação adormecessem ações judiciais nos tribunais, afora a omissão do poder público local.

Para os mais aventureiros, as cachoeiras são uma boa pedida. A do Crauaçu nasce de afloramento rochoso por onde corre o rio que dá nome à cidade. Várias corredeiras com diversas quedas surgem ali. Há a formação de piscinas naturais e, em um trecho, percebe-se uma pequena praia. Sua queda principal é de 3m e, em seu retorno, existe uma plantação de cana-de-açúcar. Se o visitante quiser conhecer três atrações de uma vez só, a Cachoeira Furnas dos Holandeses é a mais indicada. Os afloramentos rochosos que compõe o lugar são de beleza peculiar e dão origem a inúmeras piscininhas. Nelas, o banho é uma delícia, mas existem outras opções. As duchas e os escorregos são mais recomendados aos aventureiros, no entanto é preciso ter cuidado, pois alguns espaços são perigosos. Ao redor da cachoeira encontravam-se cavernas formadas por blocos de pedras, denominadas furnas. No interior delas, a visibilidade não é muito boa, mas vale a pena conferir. O terceiro atrativo é o “Neck Vulcânico”, uma chaminé de vulcão extinto localizado no percurso que leva à furna, nas terras da Usina Ipojuca. O “Neck” tem 30m de altura e apresenta textura bem preservada. 

