GAT (Grupamento de apoio ao turista da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes) dando continuidade em mostrar os pontos turísticos das principais cidades de Pernambuco, temos um grande prazer de mostrar Igarassu uma bela cidade que tem um rico patrimônio histórico e religioso. Qualquer dúvida ou sugestão favor entrar em contato conosco, através do nosso livro de visita ou e-mail: gat-pe@yahoogrupos.com.br que teremos muito prazer em atender a todos a medida do possível. Um abraço e até a próxima!
SÍTIO HISTÓRICO DE IGARASSU
"RUÍNAS DO ROSÁRIO" IGREJA DE N. S. DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS.Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A igreja já existia em 1701, estando ainda de pé parte de sua parede lateral ao norte. Foi mantida pela confraria do Rosário, construída por homens de cor, a exceção do tesoureiro, que tinha de ser "branco de boa aparência e honesto".As ruínas encontram-se dentro de terreno privado e em sofrível estado de conservação.
MUSEU PINACOTECA DO CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO
Localizado no Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião no centro do distrito sede, encontra-se ladeado pela Igreja dos Santos Cosme e Damião e pelo Convento do Sagrado Coração de Jesus.Fundado em 24 de Janeiro de 1954, seu acervo é composto por coleções de numismática, mapoteca, arte sacra, costumes, mobiliário do século XIX, pinacoteca, documentos dos séculos XVIII e XIX, e um pequeno acervo arqueológico. As peças são expostas por assuntos em diversas salas que compõem o prédio. São destaques: um relógio carrilhão do século XIX, que pertenceu à família do Coronel Víctor Vieira de Melo, um oratório em cedro policromado do século XVIII, uma mão de pilão em pedra granítica que provavelmente pertenceu a um grupo pré-histórico brasileiro com idade aproximada de até 5000 anos, boneca Dona Juventina do Maracatu Estrela do Norte, fundado em 1824 (um dos mais antigos do Brasil) e entre os documentos estão o livro do Tombo dos bens do conselho da Vila de Igarassu (1782), diversos inventários, e um livro de penhores de escravos. Destacam-se também a pinacoteca e a sala das armas.O prédio sofreu recente processo de restauro em 2004 com a criação de uma sala permanente para exposições e um auditório. Ingresso pago com visitação guiada. tel: 3543-0435 – Ramal: 236.
REFÚGIO ECOLÓGICO CHARLES DARWIN
Trata-se de uma entidade privada localizada em uma reserva de mata atlântica com área de aproximadamente 60 ha. Posto avançado da RBMA (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica).São desenvolvidas pesquisas sobre o bioma mata atlântica pela própria entidade Charles Darwin e por diversas universidades, além de teses de mestrados e doutorados, monografias, estágios, produção de mudas nativas, turismo científico e pedagógico e educação ambiental. Existem varias trilhas demarcadas que são oferecidas aos visitantes. Encontra-se em bom estado de preservação. Locais de interesse no seu percurso: Sítio Histórico de Igarassu. O ingresso é pago com visitas guiadas em português. Agendamento para visitação, tel:(81) 3545-4465, 94186209, 8866-9742.
A Base de Pesquisa de Aves Migratórias está situada na Ilhota Coroa do Avião e é mantida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. A base promove diversas pesquisas, entre elas destacam-se as desenvolvidas sobre os maçaricos, (aves que habitam ambientes litorâneos e ribeirinhos). Grande parte das espécies se reproduzem na região ártica em junho e julho, durante o inverno migram para o sul em setembro e outubro, e utilizam a Coroa do Avião como área de pouso, alimentação e amadurecimento sexual, daí a importancia das pesquisas desenvolvidas pela base. A base recebe estudantes de todo Brasil para ali desenvolverem pesquisas, tanto a nível curricular de graduação quanto ao nível de pós-graduação e extensão. Atualmente a base encontra-se em processo de relocação e reforma. Outras informações com a Pró-Reitoria de “Campi” Avançados-PROCAMPI – UFRPE. Telefone: (081) 3302-1070 / 1071 / 1072 / 1073.
RECOLHIMENTO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IGREJA DE N. S. DA CONCEIÇÃO
Localizado no Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião, seu estilo é barroco, sendo sua fachada composta por 05 janelas avarandadas na parte superior. Tem torre e nave únicas. Seu interior é simples, destacando-se suas 04 imagens em tamanho natural. Sua construção foi iniciada em 1742 pelos Padres Miguel Rodrigues Sepulvida e Gabriel Malagrida. Sua capela foi construída em 1758. Há missas, aos domingos pela manhã. Foi o primeiro convento da ordem do Sagrado Coração de Jesus fundado no Brasil. Tendo ruído em 1850, sua fachada foi novamente erguida em 30 dias, pelo Frei Caetano de Messina e com a ajuda do povo, que o obedecia cegamente. Encontra-se em bom estado de conservação. Visitação diária: 08:00 / 11:30 e 14:00 / 16:30. Ingresso pago. tel: 3543-0481
IGREJA DOS SANTOS COSME E DAMIÃO
Localizada no Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião, seu estilo é maneirista, com influência barroca no seu interior. Sua fachada é simples, tem torre e nave única, com 02 altares laterais e o altar-mor. Sua construção foi iniciada em Setembro de 1535, em pedra e cal, por ordem de Afonso Gonçalves (fundador da povoação de Igarassu).Considerada a igreja mais antiga do Brasil ainda em pé, sofreu várias reformas desde a sua construção, entre elas destacam-se às de 1594, meados do século XVIII e 1958. Sendo a igreja matriz do Município, anualmente no mês de setembro ocorre em seu largo a Festa dos Padroeiros Santos Cosme e Damião. Encontra-se em bom estado de conservação. As missas ocorrem todos os domingos às 07:00 e 19:00 h. Visitação diária: 08:00 / 12:00 e 14:00 / 17:00. Ingresso pago. Telefone da paróquia: (81) 3543-0518.
IGREJA DE SÃO JOSÉ
Situada no alto de um pequeno outeiro em terras da Usina São José, a igreja tem estilo barroco. Sua fachada é composta por duas portas, acima quatro janelas, torre sineira única, frontão sinuoso com óculo na linha da cimalha e dois óculos na sua torre sineira. Com nave única, seu interior é bastante simples, com imagens do Sagrado Coração de Jesus à direita, ao centro São José e a esquerda Santa Maria. O único púlpito localiza-se em sua parede lateral esquerda. Existe ainda sacristia, coro e corredores laterais, e mais seis nichos com imagens de Santo Antônio, Santa Rita de Cássia, São Felipe e São Thiago. Foi construída em meados do século XIX. Missas nos últimos sábados do mês. Passou por um recente processo de restauro em 2004. Encontra-se em bom estado de conservação. Visitação com morador vizinho.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Situada no centro da sede do Distrito de Nova Cruz, com os seus fundos voltados para o Rio Timbó, teve sua construção concluída em dezembro de 1888, em tijolo manual, pedra e cal. Sua fachada é simples, possuindo uma única porta e duas janelas na parte superior. Sua nave é única e não possui torre sineira. Seu estilo é barroco.Foi construída em terreno doado por José Januário Dourado e D.Maria José Queiroz Dourado, proprietários de terra da localidade.Anualmente no mês de Janeiro ocorre a saída da “Buscada” de São Gonçalo do Amarante. Encontra-se em bom estado de conservação.
CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO
Situada no Largo de São Sebastião, teve sua construção iniciada em 1735, provavelmente em comemoração aos 200 anos da Igreja dos Santos Cosme e Damião pelo conselho municipal. Seu estilo é barroco com influência maneirista, sua fachada é composta por uma única porta e 02 janelas na parte superior. Sua torre é única sendo localizada na lateral da igreja. Seu interior é simples, sendo os seus altares em pedra. Encontra-se em bom estado de conservação. Missas todas as quintas-feiras às 17:00 h.
RELÓGIO SOLAR

O Sítio Histórico dos “Marcos” é um dos mais antigos pontos de contato entre os europeus e ameríndios. Na localidade, em 1516, foi criada a Feitoria de Pernambuco por Cristóvão Jacques. Anos mais tarde, em 1535, foi assentado na localidade o marco de pedra que delimitava as capitanias de Pernambuco e Itamaracá. O marco atual, que é uma réplica do primitivo, é datado de 1935. A peça, toda em granito é composta por uma base quadrangular, encimada por uma coluna cilíndrica acoplada a um brasão. É um dos poucos marcos de delimitação de Capitanias Hereditárias existente no Brasil. O marco original está sob a guarda do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, na Cidade do Recife. Encontra-se em bom estado de conservação.
ENGENHO GONGAÇARY
O Engenho Gongançary é de propriedade do Grupo Votorantim, sob a administração da Agropecuária Tiúma Ltda. O conjunto é formado pela casa grande (já reformada), moita, onde funciona o escritório do empreendimento e por uma capela com característica barroca. Seu altar é em madeira, sacristia com lavabo, 05 imagens em cerâmica, 04 janelas, 01 porta, 01 torre sineira, 03 sineiras, 01 óculo, 04 corruchéis e 01 pequeno pátio com lampiões, tudo em bom estado de conservação. Complementam o atrativo, cocheiras, 06 casas de moradores, escola de primeiro grau e viveiro de peixes. Sua área total é de 616 hectares. A palavra Gongaçary é oriunda da junção de duas palavras de línguas diferentes: Gongá é Quibundo e significa sabiá, Çary é Tupi e significa golada, juntando as duas palavras teremos sabiá-golada (Gongaçary), ave muito comum na região. Tem-se notícias do engenho desde o início do século XVIII. Durante a revolução Praieira, o engenho foi invadido diversas vezes pelas tropas legalistas. Em 1897 o engenho fica hipotecado ao Banco Popular, as pendências com o banco só seriam resolvidas em 1919. Encontra-se em bom estado de conservação. Visitação mediante autorização prévia da Agropecuária Tiúma Ltda. tel: 081-3525-0108 / 3525-0680. 
BARRAGEM DE BOTAFOGO
Com uma capacidade de armazenamento de 28.000.000 m3 e um muro de contenção com aproximadamente 200 m de comprimento, sua ambiência é marcada por uma vegetação rasteira nas suas margens e de capoeiras e trechos de mata nos terrenos mais elevados. Complementa seu entorno áreas de cultivo de cana-de-açúcar, seu sangradouro e uma passarela que dá acesso à torre de controle de suas comportas. A ocupação humana ocorre através do plantio da cana-de-açúcar, pequenas roças de moradores que vivem próximos à barragem e as ruínas da Igreja São Batista, Engenho Mussupinho. Existência de pesca artesanal com captura de peixes como cumatã e tilápia. Encontra-se em bom estado de conservação. Locais de interesse no percurso: Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem (Pasmado), Relógio Solar e Mata e Usina São José.O ingresso é gratuito mediante contato prévio com a ETA / Botafogo, COMPESA. tel: Assessoria de Comunicação Social - 3421-2080 / fax: 3423-8463 / 3543-0369
PRÉDIO DO MUSEU HISTÓRICO DE IGARASSU.
Construção do século XIX pertencia à família Maviael do Prado, quando foi adquirida pelo Instituto Histórico de Igarassu em 1958. De estilo colonial, a casa apresenta sete cômodos, sendo sua fachada constituída por quatro janelas, uma porta e uma varanda. Passou por um completo processo de restauro em 2004, onde foi anexada a casa ao lado – também em estilo colonial – às instalações do museu. Telefone: 3543-0435 – Ramal: 2


População: 152.977 habitantes Área: 448 km2 Acessos: BR-101 Sul e PE-07 (ambas duplicadas, até o Cabo). O Cabo de Santo Agostinho fica a 41 km do Recife e reúne ao mesmo tempo o maior pólo industrial de Pernambuco e um cenário belíssimo de praias paradisíacas.

Cabo de Santo Agostinho está repleto de reservas ecológicas, manguezais e algumas das praias mais comentadas do país, como Calhetas, Paraíso e Gaibu. Não faltam opções para relaxar ou praticar esportes náuticos. Durante o verão os hotéis e pousadas recebem uma grande quantidade de turistas de todos os lugares do mundo.
Do tupi, vale do Olho D’água. A praia de Gaibu é uma das mais badaladas do litoral pernambucano. Lá você encontra uma estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes, o mar tem água cristalina e convida ao mergulho e ao surf. Uma das atrações principais de Gaibu é a escalada no morro das pedras para apreciar um belo visual do mar e conhecer mais um cenário privilegiado: a praia de Calhetas.
Itapuama tem areias douradas, mar de águas claras e paisagem com um toque especial das rochas. O nome em Tupi, dado pelos indígenas que usufruíam de sua beleza, significa Pedra Bonita. É assim a deliciosa Itapuama. No mar, ondas grandes chamam para o surf. Na orla existem bares onde você pode relaxar na presença da natureza.
Suape esta Entre a Praia do Paraíso e o Rio Massangana encontra-se Suape, presenteada pela natureza com um extenso arrecife de arenito, que forma uma enorme barreira natural. O mar pouco profundo e sem ondas é excelente para banhos e esportes náuticos. É lá que funciona um grande resort 5 estrelas, que atrai turistas o ano inteiro
Enseada dos Corais: praia proporciona banhos deliciosos nas piscinas naturais, formadas por arrecifes. O percurso integra-se ao atrativo das reservas ecológicas naturais Mata do Zumbi e Mata das Duas Lagoas.Pedra do Xaréu
Pedra do Xaréu:Praia de areias claras e mar de ondas médias, é própria para banhos e mergulhos. Na maré baixa você pode desfrutar das piscinas naturais. Na orla, cerca de vinte e duas chopanas esperam os visitantes para degustarem, em um ambiente agradável, as delícias da região.
Paraíso:O lugar tem tudo a ver com o nome. É a menor praia da região, com fragmentos de rocha na areia e no mar que tornam a paisagem única. Você pode fazer um passeio de barco pela Ilha do Cocaia, Ilha de Tatuoca, rios Massangana, Ipojuca e outras diversas ilhas.
Calhetas:Cercado por rochas e coqueirais está este belo cenário. O banho de mar é uma delícia nas águas mornas e transparentes. Você vai relaxar sob a sombra dos coqueiros ou em agradáveis restaurantes. Calhetas é considerada uma das praias mais belas do mundo, sendo procurada também para mergulho e pesca submarina.
Paiva: A sua paisagem é composta ao sul pelas praias de Itapuama e Ponta do Xaréu. A praia possui um denso coqueiral, um belo mar azul e areias claras e finas. O banho é o ponto alto, pois a presença de arrecifes formam pequenas piscinas naturais. Na praia do Paiva acontece uma dasmaioresmanifestações culturais da região: a Festa da Lavadeira, um evento cultural popular que surgiu em 1987 e a cada ano atrai mais turistas.

População: 59.281 habitantesDistância do Recife: 57 km Acessos: PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho); duplicadas até a entrada para Suape, mas pista simples e trechos sinuosos até Porto de Galinhas.



Toquinho – É reta, com ondas fortes e areal de Porto de Galinhas tem um atrativo especial. Para quem gosta de aventuras, uma ótima opção é conhecer a Ilha de Santo Aleixo, localizada a 15 minu-tos de barco da praia de Serrambi. A ilha possui uma casa com toda uma infra-estrutura necessária para atender às necessidades dos visitantes e uma curiosidade: Santo Aleixo pode ser alugada. Mas para isso, o interessado deve desembolsar uma quantia diária de R$ 2.500,00 e assim, desfrutar de uma extensão territorial de aproximadamente 2 mil metros quadrados que ficam voltados para o oceano Atlântico. A ilha, ainda, possui uma belíssima praia que chama a atenção das pessoas. O local é ideal para a prática de mergulhos, pois lá é possível encontrar embarcações naufragadas da-tadas do Brasil Colônia, Império e do período das duas grandes Guerras Mundiais. Existe, ainda, uma réplica perfeita do navio Inglês Zeus que foi afundada propositalmente para atrair e divertir os turistas. É a praia mais privatizada do litoral pernambucano. Para quem não é morador de lá, tem que enfrentar vigilantes na guarita. Sobre essa situação adormecessem ações judiciais nos tribunais, afora a omissão do poder público local.

Para os mais aventureiros, as cachoeiras são uma boa pedida. A do Crauaçu nasce de afloramento rochoso por onde corre o rio que dá nome à cidade. Várias corredeiras com diversas quedas surgem ali. Há a formação de piscinas naturais e, em um trecho, percebe-se uma pequena praia. Sua queda principal é de 3m e, em seu retorno, existe uma plantação de cana-de-açúcar. Se o visitante quiser conhecer três atrações de uma vez só, a Cachoeira Furnas dos Holandeses é a mais indicada. Os afloramentos rochosos que compõe o lugar são de beleza peculiar e dão origem a inúmeras piscininhas. Nelas, o banho é uma delícia, mas existem outras opções. As duchas e os escorregos são mais recomendados aos aventureiros, no entanto é preciso ter cuidado, pois alguns espaços são perigosos. Ao redor da cachoeira encontravam-se cavernas formadas por blocos de pedras, denominadas furnas. No interior delas, a visibilidade não é muito boa, mas vale a pena conferir. O terceiro atrativo é o “Neck Vulcânico”, uma chaminé de vulcão extinto localizado no percurso que leva à furna, nas terras da Usina Ipojuca. O “Neck” tem 30m de altura e apresenta textura bem preservada. 
















O Peixe-Boi





Rio Jaguaribe
Igreja de Nossa Senhora do Pilar - Pilar 


Rua São Pedro, 22

Localização: Praia do Forte Especialidade: Frutos do Mar Responsável: Paulo.
Localização: Praia da Baixa Verde Horário: 09:00H às 18:00H, Especialidade: Frutos do Mar Omeletes ( Camarão, Lagosta, Siri, Charque desfiada, Carnede Sol) Caldinhos (Feijão, Camarão)Responsável: Antonio de Qêu.



