A Ilha de Itamaracá é um dos municípios brasileiros mais bonitos do Estado de Pernambuco, separado do continente pelo Canal de Santa Cruz e situado aproximadamente a 40 km de Recife. Suas belas praias repletas de coqueiros e com águas tranqüilas, piscinas naturais e recifes, são os maiores pontos turísticos para milhares de turistas que à visitam durante todo o ano, que encontram em seu litoral uma zona ideal para descansar e praticar todo tipo de esportes náuticos. Uma das mais freqüentadas é a Praia de Forte Orange, onde localiza-se um dos monumentos mais visitados pelos turistas, o Forte Orange. Além disso, esta ilha conta com uma das sedes do Centro de Preservação do Peixe-Boi.
Itamaracá é uma palavra indígena que significa 'Pedra que canta' a ilha de Itamaracá é famosa pelo seu título de 'Capital de Ciranda', localiza-se ao norte do Estado de Pernambuco. A origem da cidade remonta-se ao ano de 1508 quando pertencia ao município de Igarassu.No ano de 1631, século XVII, toda a ilha foi conquistada pelos holandeses que iniciaram sua conquista na praia do Forte Orange construindo o conhecido Forte Orange, um dos monumentos mais importantes e visitados da Ilha de Itamaracá.No ano de 1763 a Ilha de Itamaracá foi adquirida para a coroa portuguesa por D. João V e a sua sede municipal localizava-se em Pilar, declarada Vila no ano de 1831. Anos mais tarde, em 1866, fundou-se o distrito.Já no século XX, ano 1958, fundou-se o atual município desvinculando-se do município de Igarassu. No ano de 1962 a sede do município da Ilha de Itamaracá, Pilar, foi elevada a categoria de Cidade e anos mais tarde em 1968 foi premiada pela empresa de turismo de Pernambuco, EMPETUR, com o título de Município de Interesse Turístico do Estado de Pernambuco. Atualmente a Ilha de Itamaracá possui uma das costas mais bonitas e visitada de todo o Estado de Pernambuco, onde o turismo é sua principal fonte de ingressos.

Ponte Getúlio Vargas que liga Itapissumaà Ilha de Itamaracá, Pernambuco, Brasil.


As Praias da Ilha de Itamaracá estão localizadas em uma das zonas mais bonitas do litoral brasileiro, ao norte de Pernambuco. Caracterizam-se na sua maioria pelas águas tranqüilas, ideais para o banho e a pratica de esportes náuticos, repletas de coqueiros, piscinas naturais e recifes de coral. Uma das mais visitadas pelos turistas é a Praia do Forte Orange, um dos pontos de partida até a Corôa do Avião.

O Canal de Santa Cruz divide os municípios de Igarassu, Itapissuma e Goiana com a Ilha de Itamaracá. Possui duas desembocaduras, a norte às margens da Praia do Pontal da Ilha e ao sul onde localiza-se a Coroa do Avião. É um lugar tranqüilo com águas cristalinas ideal para pratica de todos os tipos de esportes náuticos, em especial a Vela e a Pesca, sua profundidade média não supera os 8 metros.

Coroa do Avião é uma Ilha pequena localizada ao sul da Ilha de Itamaracá, na desembocadura sul do Canal de Santa Cruz, formada na década dos 80 século XX pelas forças das correntes marinhas. É uma das zonas mais bonitas e apreciadas do Estado, sede do Centro de Estudo e Conservação das Aves Migratórias da Universidade de Pernambuco. Nesta pequena ilha encontramos barraquinhas onde podemos refrescar-nos e apreciar a deliciosa gastronomia da zona. Existem várias companhias marítimas que fazem o transporte até a ilha, um dos principais pontos de partida é a Praia do Forte Orange.

Em 1631, na entrada sul do canal de Santa Cruz, na ilha de Itamaracá, em Pernambuco, os holandeses construíram o Forte Orange, com a finalidade de proteger o acesso ao desembarque e embarque de navios destinados aos portos de Igarassu e Vila da Conceição (posteriormente, Vila Schkoppe). O Forte Orange, dominando o acesso àquelas povoações, apresenta um formato quadrangular, com todos os ângulos agudos em forma de vértice, e uma entrada em curva, cujo corredor encontra-se ladeado por duas ordens de seteiras. O forte também possui quatro baluartes, e está cercado por uma estacada em alvenaria de pedra bruta. Dando proteção ao porto, o Forte Orange encontra-se armado com doze canhões: seis de ferro e seis de bronze; e, ao norte, com três peças de ferro; uma torre guarda a entrada do canal. Em sua bateria estão montados onze canhões: dois de bronze e nove de ferro.Em 1654, com a derrota dos holandeses, o Forte Orange ficou totalmente em ruínas. Entretanto, como a Capitania de Itamaracá voltava a ser propriedade dos portugueses, eles restauraram o forte em 1696 e trocaram os antigos símbolos flamengos pelas armas do Reino de Portugal. No ano de 1745, aquela fortificação militar se encontrava bem provida de material bélico: 26 peças de ferro, calibres 5 a 28, e 3 peças de bronze, calibres 12 a 20. No pátio interno do Forte Orange encontra-se um poço profundo, destinado ao suprimento de água potável. Observa-se, também, os prédios dos quartéis, armazéns, calabouços e capela. O escudo das armas lusas, com uma cruz ao meio, está gravado sobre o portão. Da artilharia que foi desmontada, restam somente 21 canhões, com as armas e os emblemas em relevo sobre as culatras.Em um levantamento realizado pelo Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, em 1971, foram identificados os alojamentos, a cozinha, os paióis e a capela do primitivo forte (quando ele era ainda propriedade dos holandeses), além de munições e canhões de calibres variados. O Forte Orange foi parcialmente restaurado no ano de 1973, pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).








Engenho São João Batista (1747)em Itamaracá, Pernambuco, Brasil.
A casa-grande do Engenho São João Batista, em Itamaracá, onde nasceu o conselheiro João Alfredo, pernambucano que assinou a Lei Áurea junto com a Princesa Isabel. Tombado pela Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe) desde setembro de 1983, o imóvel pertence ao Governo do Estado e está à disposição da Secretaria de Justiça. Um dos mais antigos engenhos da então Capitania de Itamaracá, o São João Batista foi erguido provavelmente após a restauração pernambucana, ocorrida em 1654 quando os holandeses foram expulsos pelos lusos-brasileiros. Ninguém sabe ao certo quando o engenho foi construído. O decreto de tombamento informa que ele já existia pelo menos em 1747. No entanto, a publicação denominada Notas Históricas e Curiosas, pertencente ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, faz referência ao engenho ainda no século 17. O livro, sem autoria, é todo manuscrito e transcreve assentos de batizados, casamentos, óbitos, testamentos, escrituras, cartas de sesmarias e outros escritos. Pelo documento, o Engenho São João Batista já encontrava-se em pleno funcionamento em meados de 1689. “Isso representa mais de meio século de diferença na data”, diz o pesquisador e sócio do Instituto Arqueológico Tácito Galvão. No decreto de tombamento também consta que a atual casa-grande, pela tradição oral, teria sido edificada em 1790 sobre as ruínas de uma construção mais antiga.
Rio Jaguaribe
Igreja de Nossa Senhora do Pilar - Pilar
A Igreja de Nossa Senhora do Pilar, situada na Praça Papa João XXIII, é uma Igreja que não se sabe com exatidão a data da sua construção. No ano de 1831 converteu-se na igreja paroquial e anos mais tarde, em 1839, foi reconstruída. Seu estilo barroco sofreu grandes reformas na década de 60 do século XX. Em seu interior está a imagem de Nossa Senhora do Pilar, padroeira do município. No último domingo de janeiro celebra-se a Festa de Nossa Senhora do Pilar, os fiéis realizam uma procissão marítima com a imagem da santa, é conhecida como 'Buscada'
Praias

Nascer do Sol na Praia da Baixa Verde
Baixa Verde / do Currupio Praia de água tranqüila e areia fina e branca situada entre a praia do Pilar e a Praia do Rio Âmbar. Nas suas imediações destacam as casas de veraneio e as de pescadores com suas típicas barcas.

Barcos pesqueiros na Praia do Pilar compõem a paisagem
Pilar É a praia urbana mais visitada da Ilha de Itamaracá, localizada em Pilar, capital do município. Tem uma extensão de 2km e caracteriza-se por sua areia fina e branca, suas águas verdes e tranqüilas ideais para o banho e a prática de todo o tipo de esportes náuticos. Merece especial destaque o Cruzeiro de Nossa Senhora de Pilar, situado no mar a 200 metros da Costa.
Parte norte da Praia do Rio Âmbar
Praia do Rio Âmbar Praia localizada na desembocadura do Rio Âmbar, entre a Praia de baixa Verde e a Praia do Forno da Cal. Caracteriza-se por suas casas de veraneio e seus amplos coqueiros

Bairro: Poço do Cobre Cidade: Itamaracá / PE
CEP: 53900-000
Telefone: (81) 9429-8245 (81) 9152-4085
Site: http://www.lagoaazul.com.br/
Cirandeira de Itamaracá, Maria Madalena Correia do Nascimento ficou conhecida como Lia de Itamaracá nos anos 60, quando a compositora e cantora Teca Calazans registrou a quadra: "Esta ciranda quem me deu foi Lia/ que mora na ilha de Itamaracá". Lia canta e compõe desde a infância e em 1977 gravou seu primeiro disco, o LP "A Rainha da Ciranda". Duas décadas depois de foi redescoberta pelo produtor Beto Hees, que a levou para participar do festival Abril Pro Rock, em 98, com grande êxito. Com repertório que inclui côco de raiz e loas de maracatu, além de cirandas acompanhadas por percussões e saxofone, fez o segundo álbum em 2000, intitulado "Eu Sou Lia".
Bares e Restaurantes
BAR E RESTAURANTE COCO LOCO


BAR E RESTAURANTE CASA DE SAPÉ




Chalés Recanto dos Golfinhos
Recém explorada, a belíssima praia da Enseada dos Golfinhos, abriga um cenário que se traduz em prazer, tranqüilidade e beleza. Situada entre as praias do Sossego e Pontal da Ilha, a Enseada dos Golfinhos já é considerada a pérola das praias do Litoral Norte de Pernambuco.É nesse cenário, a poucos metros da beira-mar que encontram-se os Challés Recanto dos Golfinhos, onde você vai poder desfrutar de um lazer com qualidade junto a toda a sua família.
Hotel Pousada de Itamaracá
A Pousada de Itamaracá, está localizada no Pilar, no centro da Ilha. Dispõe de sala de jogos, piscina e barzinho. Tenha certeza que o Hotel Pousada de Itamaracá, vai tornar sua estadia em Itamaracá muito mais agradável...
Sites consultados
http://www.ecoviagem.com.br/atrativo-turistico/pernambuco/itamaraca/parque-lagoa-azul.asp
http://www.pousadapeter.com.br/indexfotos_itamaraca.htm
http://novoblogdoenejac.blogspot.com/2008/05/informaes-sobre-o-local-do-v-enejac.html
http://www.pousadapeter.com.br/itamaraca.htm
http://www.a-brasil.com/itamaraca/index.htm
http://portalilhadeitamaraca.com/portal/historia-da-ilha-de-itamaraca-pe/
http://www.a-brasil.com/itamaraca/index.htm