domingo, 15 de fevereiro de 2009





Atenção! Informações Turísticas da Região Metropolitana do Recife (24 horas) ligue e tenha um bom divertimento: (81) 32323594



GAT (Grupamento de apoio ao turista da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes) dando continuidade em mostrar os pontos turísticos das principais cidades de Pernambuco, Iremos mostrar São José da Coroa Grande uma cidade repletas de belas paisagens. Qualquer dúvida ou sugestão favor entrar em contato conosco, através do nosso livro de visita ou e-mail: gat-pe@yahoogrupos.com.br que teremos muito prazer em atender a todos a medida do possível. Um abraço e até a próxima.

Margeada por piscinas naturais, a cidade tem sua denominação inspirada nas coroas que emergem nas marés baixas nos bancos de areia entre a beira-mar e os corais.Em homenagem aos índios caetés, povo nativo da região, o Município era chamado de Puirassú, que na língua Tupi significa Coroa Grande. Apenas em 31/12/1958, com a publicação da Lei 3.340, a cidade passou a ser considerada um Município autônomo, recebendo o nome de São José da Coroa Grande.O marco inicial do Município foi a Matriz de São José, ponto de onde partiu toda sua expansão e que até os dias de hoje atrai a população local e turistas que desfrutam as belezas e histórias da Costa Dourada.São José da Coroa Grande está localizado ao sul do Estado Pernambucano, a pouco mais de 120 km de sua capital, Recife, faz fronteira com o Estado de Alagoas. Praias: As praias do município de São José da Coroa Grande estão localizadas na conhecida costa dos corais. São extensas praias cheias de recifes, onde formam-se as famosas piscinas naturais visitadas por milhares de turistas no decorrer do ano. Um dos principais atrativos de todo o município são as praias de areia fina e águas tranquilas, ideais para o banho e a prática de todo o tipo de esportes náuticos. Uma das mais conhecidas é a Praia da Coroa Grande, principal praia do município, sem esquecer da Praia de Várzea do Una, sede do Circuito Pernambucano de Surf, além de numerosas competições locais. Praia da Várzea do Una: A praia da Várzea do Una é conhecida por suas excelentes ondas e é freqüentada pelos amantes do Surf. Um dos seus maiores inconvenientes é seu difícil acesso, por uma pista arenosa entre coqueiros. É sede do Circuito Pernambucano de Surf e de diferentes competições locais.
Praia da Coroa Grande É a principal praia do município, seu nome provêm das famosas 'Coroas', formações rochosas que aparecem nas marés baixas formando maravilhosas piscinas naturais. Também destacamos os bancos de areia que formam lagunas de pouca profundidade. Nesta praia são típicos os passeios de jangadas que realizam algumas empresas até as piscinas naturais situadas aproximadamente a 500 metros de suas margens.

Igreja Matriz de São José da Coroa Grande - São José da Coroa Grande - A Igreja Matriz de São José da Coroa Grande é a mais importante da cidade. Foi construída no século XIX e está localizada na principal praça da cidade, a Praça Constantino Gomes, ao lado da Administração Municipal. É uma Igreja de estrutura retangular com uma cúpula, duas portas principais, capela-mor e coro, que destaca-se por sua bonita torre campanário de estrutura quadrada situada em um dos lados da fachada principal.

Museu do Una - Várzea do Una - O Museu do Una está localizado na Vila de Várzea do Una, Avenida Beira Rio, a 7 km da capital do município. Tem uma extensão de 600 m2, dos quais 200 m2 são de área construída. Seu interior tem um grande acervo de objetos, mapas, cartas náuticas, animais e artesanatos locais, entre outras coisas, que ensinam um pouco da cultura e da história de toda a região. Foi inaugurado no ano de 2000 e desde o ano 2003 é sede do Instituto do Museu do Una, empresa sem fins lucrativos cuja principal atividade é o estudo e conservação dos patrimônios históricos, artísticos e culturais do município.

Área Estuarina do Rio Una O município de São José da Coroa Grande está situado na área Estuaria do Rio Una, Reserva Biológica e Área de Preservação do Estado de Pernambuco. Umas de suas principais atrações turísticas são os passeios pelos manguezais do Rio Una.

Passeios pelos Manglares del Río Una Os passeios pelos mangues do Rio Una são um grande atrativo para os turistas que visitam São José da Coroa Grande. Existem várias empresas marítimas que fazem os passeios através do leito do rio em barco ou canoas, podendo contemplar a primeira vista a grandiosidade da espessa vegetação cheia de mangues as margens do rio. Suas águas são mais frescas que as do oceano e existe a possibilidade de refrescar-se com agradáveis banhos nas zonas especialmente indicadas por eles.

As praias também são propícias a prática de esportes náuticos. A cidade dispõe de Marinas com boa infra-estrutura no apoio a navegação. Passeios de barco entre os corais estão entre os mais agradáveis. Constantemente pode-se observar barcos a velas, jet-skis e caiaques pelo litoral.




Atenção! Informações Turísticas da Região Metropolitana do Recife (24 horas) ligue e tenha um bom divertimento: (81) 32323594