terça-feira, 6 de janeiro de 2009



Atenção! Informações Turísticas da Região Metropolitana do Recife (24 horas) ligue e tenha um bom divertimento: (81) 32323594

GAT (Grupamento de apoio ao turista da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes) dando continuidade em mostrar os pontos turísticos das principais cidades de Pernambuco, temos um grande prazer de mostrarmos Tamandaré que tem belas Praias, como por exemplo, Carneiros uma praia de sonhos. Qualquer dúvida ou sugestão favor entrar em contato conosco, através do nosso livro de visita ou e-mail: gat-pe@yahoogrupos.com.br que teremos muito prazer em atender a todos a medida do possível. Um abraço e até a próxima!

A povoação que hoje é o município de Tamandaré surgiu em torno de um porto através do qual os colonizadores enviavam à Europa açúcar e outras mercadorias. Para proteger esse porto (que tinha excelentes condições de operação) em 1645 foi construído um forte que ficou famoso por conta das sangrentas batalhas travadas ali, sobretudo durante o período de domínio holandês sobre o Nordeste brasileiro que se estendeu entre 1630 a 1654. Antes de sua emancipação, Tamandaré foi uma pequena vila de pescadores surgida em função do porto em cuja área, além do Forte, existia ainda uma capela dedicada a Santo Inácio. O Distrito foi criado sob a denominação de Tamandaré, por lei municipal de 17/05/1905, subordinado ao município de Rio Formoso. Tamandaré foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 11.257, de 28/09/1995, desmembrado de Rio Formoso. Quanto ao nome do município, consta que está relacionado ao vocábulo tupi tamoindaré (tab-moi-inda-ré) que significa o repovoador. Segundo a lenda, o repovoador era um pajé a quem Tupã, o Deus dos trovões, revelara que iria exterminar os homens. Assim, quando houve o dilúvio que inundou a terra, Tamandaré ficou abrigado, com sua família, numa arca onde permaneceu até as águas baixarem, voltando em seguida para reiniciar o povoamento.

Tamandaré fica a 92 km de Recife, capital de Pernambuco é a praia ideal para quem está à procura de tranqüilidade. Não é tão agitada como as praias próximas, Porto de Galinhas e Maragogi, mas não menos bela. Ela é lindíssima e a cidade é super limpa.

Com suas belas praias o turismo se caracteriza como a atividade econômica principal de Tamanadaré. Lá estão localizados empreendimentos hoteleiros e gastronômicos que geram emprego e renda para a população.Em Tamandaré você tem que desfrutar da paisagem selvagem da praia dos Carneiros, localizada à 5 Km da cidade. São 5 Km de coqueiros que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida e morna e sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1Km de extensão. As piscinas naturais e os bancos de areia oferecem um espetáculo de cores inigualável. As ondas banham a "igrejinha dos Carneiros", porque ainda hoje utilizada em eventos isolados. A praia é um paraíso que merece ser visitado, pois a paisagem ainda é quase a mesma do início do século. Permite ancoragem natural na maré baixa de pequenos barcos e médias embarcações na maré alta.
A praia das Campas é delimitada ao sul pela Igreja de São José e ao norte pelo Hotel Marinas. O acesso é fácil, podendo-se observar sua arquitetura colonial. É na Praia das Campas onde se localiza a maior parte das belas casas de veraneio do município. A extensão da praia é de 4,7 Km de águas calmas, excelentes para o banho, em função da presença dos recifes de corais. Sua faixa de areia na maré baixa é de aproximadamente 60 metros. Destaca-se ainda sua conservação e limpeza. Possui estrutura de ancoragem para pequenas embarcações, sendo oferecidos vários passeios náuticos, mergulhos contemplativos e pesca em alto mar.
A Praia do Pontal do Lira fica localizada ao norte da praia de Tamandaré e possui uma extensão de 1Km. Possui uma vasta vegetação de coqueiros espaçados e é excelente para banhos. A presença de recifes de corais oferece esta tranqüilidade. Em maré baixa chega a oferecer uma extensão de areia de aproximadamente 70 metros. A Praia do Pontal do Lira possui um razoável estado de preservação e o mar oferece possibilidade de ancoragem natural para pequenas e médias embarcações no pier do CEPENE/IBAMA. Na Praia do Pontal do Lira existem comércio formal e informal para sua comodidade.
Passeios recomendados: Passeios Náuticos: Às piscinas naturais em frente à igreja de São Pedro (duração 1 h)À ilha do coqueiro solitário na praia do Porto (duração 2 h)À praia dos Carneiros e Rio Ariquindá (duração 2 h)À ilha de Santo Aleixo (duração 3 h)Mergulho de batismo nos corais em frente ao Hotel Marinas (prof. entre 5 e 8m)Mergulho nas Carapitangas (prof. entre 18 e 25m) Passeios TerrestresVisita ao Forte de Santo Inácio datado de 1691Passeio ao Centro de Visitação da APA de Guadalupe. Agenda-se trilhas ecológicas por ambientes de restingas, praias e manguezais para grupos. (duração 1 h 10 min) [ (81) 3676.1177 ]

Quem visita Tamandaré se depara com um mar limpo e ideal para prática de mergulho. Suas águas são mornas e favorecem diversas belezas submarinas, tais como - bancada de corais, peixes coloridos e naufrágios. Os melhores meses para prática de mergulho são janeiro e fevereiro, pois a visibilidade chega a 20 metros e os locais são a Praia de Tamandaré e as piscinas naturais em frente ao bar Bora Bora. Os mergulhos vão desde o conhecido batismo em águas rasas, até os mais profissionais a profundidades de 20 a 25 metros, todos com instruções de um orientador. As piscinas naturais de Tamandaré encontram-se há apenas 500 metros da praia , excelentes para prática de mergulho livre, com profundidades em maré baixa variando de 0,5 a 8 metros. Confira nossas dicas de mergulhos em Tamandaré: Mergulho autônomo contemplativo nas Carapitangas - paredão de corais em alto mar, aproximadamente a 40 minutos mar a dentro em frente ao Hotel Marinas. Profundidade entre 18 e 25 metros. Mergulho autônomo contemplativo no naufrágio Aiuia - aproximadamente a 20 minutos do Hotel Marinas, em frente ao Pontal dos Carneiros, profundidade entre 8 e 10 metros.

Marinas:O mar de Tamandaré também oferece diversão para quem gosta de navegar. A cidade possui sete marinas (garagem de embarcações). Na baía de Tamandaré, entre o Pontal do Lira e a Boca da Barra, o balneário pode receber embarcações de médio porte, visto que a profundidade no local é de 8 metros. Marina do Rio [ (81) 3676.1288 ] Marinas Alto Mar [ (81) 9986.1489/9973.0676/3676.1989 ] Marina das Campas [ (81) 3676.1954 ] Marina Pontal de Maceió [ (81) 3676.1345 ] O Marujo (Catamarã e Lanchas) [ (81) 3676.1038/8803.3695 ]

Tamandaré, litoral sul de Pernambuco - Brasil.Está localizada à beira mar, entre casas de veraneio, na Praia das Campas. Sua construção, com arquitetura barroca, data do século XIX. Possui uma torre sineira e uma escadaria frontal que leva direto às areias da praia. Quando a maré sobe o acesso só é possível pelos fundos da igreja, pois o mar invade suas escadas. Há poucos anos foi restaurada, mas as missas só acontecem em ocasiões especiais. É muito requisitada para casamentos, que quando realizados em noite de lua cheia costumam deixar os convidados encantados já na chegada à igreja.Como chegar: Pela orla, a pé, a partir da Praia de Tamandaré ou pela Av. José Bezerra Sobrinho, sentido norte.Localização: No início da Praia das Campas.

Forte e Farol de Stº Inacio: Um dos mais importantes marcos da história de Pernambuco! A 500 metros do mar, foi construído o Forte de Santo Inácio, um dos mais importantes marcos da história de Pernambuco, com objetivo de guardar o porto de Tamandaré das invasões holandesas e servir de abrigo às embarcações portuguesas. Em duas ocasiões, os habitantes da região enfrentaram os holandeses: em 1654, quando 1.500 homens reuniram-se na baía de Tamandaré e aos gritos de Deus e Liberdade, dirigiram-se para Rio Formoso, onde derrotaram os invasores. Um mês depois eles retornaram em número bem maior, e conseguiram vencer os luso-brasileiros, que para não aceitar a derrota da batalha naval, preferiram a morte: queimaram os barcos e se jogaram ao mar. O Forte de Santo Inácio, ou de Tamandaré, também participou da guerra dos Cabanos (1831/1836), e serviu ainda de prisão temporária para os revoltosos que aguardavam embarque para Fernando de Noronha e Recife. Na II Guerra Mundial, o forte de Santo Inácio abrigou as tropas do exército que protegiam a costa brasileira de possíveis ataques, e que lá permaneceram até 1945. O Forte de Tamandaré apresenta semelhanças físicas com o forte das Cinco Pontas (localizado em Recife), uma fortaleza reformada pela mesma pessoa que projetou o Forte de Santo Inácio em 1691: o engenheiro Antônio Correia Pinto. A construção se deu com ajuda dos moradores vizinhos (os donos de engenhos) que forneceram madeira, trabalhadores e animais. As pedras foram levadas por via marítima, de Porto Calvo, em Alagoas. O forte demorou catorze anos para ficar pronto. Hoje ele se encontra sob a guarda da Capitania dos Portos do Ministério da Marinha.

Cachoeira Bulha D´Água:A diversidade da natureza proporciona, a quem visita Tamandaré, um encontro inesquecível com a cachoeira Bulha D'água. A cachoeira está encravada numa área de preservação da Mata Atlântica nos limites da Reserva Biológica de Saltinho e possui altura aproximada de 10 metros e largura de 15 metros. Ela está localizada às margens da PE-76, a rodovia que dá acesso à cidade. A cachoeira é muito procurada pelos visitantes, e suas águas mantém uma temperatura que nunca ultrapassa os 15ºC.Ela já foi uma grande fonte de água mineral, e hoje ainda preserva águas límpidas com três quedas fortes que atraem o turista que deseja ter um contato cada vez mais intenso com a natureza.Saindo do centro da cidade são aproximadamente 9km de asfalto e 1km de estrada sem qualquer pavimentação.Localização: Saindo da PE 60, no início da PE 76, após o final do trecho com paralelepípedos na estrada, à esquerda.





Atenção! Informações Turísticas (24 horas) ligue e tenha um bom divertimento: (81) 32323594