quarta-feira, 9 de abril de 2008




Obrigado pela visita! Assine nosso livro e volte sempre!

FESTA DA PITOMBA

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é uma das manifestações religiosas e tradicionais mais antigas do Brasil. É realizada, anualmente, nos primeiros 10 dias após a Semana Santa, no pátio do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, considerado o berço da nacionalidade brasileira, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, e conhecida nacionalmente como Festa da Pitomba, por acontecer na época da safra da pitomba, fruta tropical, muito comercializada na região. Segundo as tradições, na época em que se travava sangrenta batalha entre soldados brasileiros e os invasores holandeses, a Santa fez uma milagrosa aparição aos soldados, diante do Monte Guararapes, para proteger, fortificar as tropas e comandar a vitória dos brasileiros contra os inimigos estrangeiros. A partir da aparição da Virgem dos Prazeres o comandante das tropas brasileiras, o general Francisco de Menezes, em ação de agradecimento, mandou edificar uma Capela-mor, em homenagem à Santa, pelas vitórias alcançadas nas duas importantes batalhas contra os holandeses, após 24 anos de dominação. Em documento textual datado de 8 de novembro de 1656, emitido pelo general Francisco de Menezes, consta o registro de autorização para entrega da Capela à Ordem Beneditina de Olinda, com a seguinte ressalva: neste altar deverá ser celebrada missa todos os dias santos, e todos os anos deverá exaltar Nossa Senhora dos Prazeres, com grandes festejos e muita pompa.
Fontes consultadas:
FERRAZ, Leidson. Festa da Pitomba comemora batalhas ganhas. Abrajet, Recife, a. 2, n.21, abr. 1998. FESTA da Virgem do Prazeres: uma devoção de trezentos anos. Diário de Pernambuco, Recife, 29 mar. 1983. JABOATÃO faz festa de 332 anos. Diário de Pernambuco, Recife, 22 mar. 1989
.






A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. Manifestação de caráter popular (também conhecida como Festa da Pitomba por coincidir com a época de colheita da fruta típica da região) acontece anualmente, depois da Semana Santa, no pátio do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. A novidade este ano foi a homenagem ao Grupo de Apoio ao Turista (GAT), pela Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, no sábado (29) de Março. O GAT presta um serviço de orientação ao turista na igreja de nossa senhora dos Prazeres a mais de dois anos. Todo grupamento se sente lisonjeado e agradece ao Dom Tomé Ferreira da Silva e a todos que participaram diretamente e indiretamente desta homenagem.





O GAT (Grupo de apoio ao turista) participou ativamente da oficina de prevenção à violência que aconteceu nos dias 5 e 6 de abril na Faculdade dos Guararapes em Piedade.




















Fale conosco, enviem suas mensagens para: gat-pe@yahoogrupos.com.br