sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008




Obrigado pela visita! Assine nosso livro e volte sempre!


O Turismo no Brasil se caracteriza por oferecer tanto ao turista brasileiro quanto ao estrangeiro uma gama mais que variada de opções. Nos últimos anos, o governo tem feito muitos esforços em políticas públicas para desenvolver o turismo brasileiro, procurando baratear o deslocamento interno, desenvolvendo infra-estrutura turística e capacitando mão de obra para o setor, além de aumentar consideravelmente a divulgação do país no exterior. São notáveis a procura pela Amazônia na região Norte, o litoral na região Nordeste, o Pantanal e o Planalto Central no Centro-Oeste, o turismo histórico em Minas Gerais, o litoral do Rio de Janeiro e os negócios em São Paulo dividem o interesse no Sudeste, e os pampas e o clima frio no Sul do país.



A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro é um dos mais conhecidos pontos turísticos do Brasil.


Segundo números da Organização Mundial do Turismo, os esforços no sentido de desenvolver o turismo no Brasil têm surtido o resultado esperado. Nos últimos anos, os números são recordes na série histórica para o país e o turismo brasileiro cresceu em 2004 e 2005 mais do que os principais países no ranking da OMT. Em 2005, o Brasil recebeu 4,0% do total de turistas
Praia de Ponta Negra em Natal.


O grande número de cidades litorâneas com belas praias, contribui para o desenvolvimento do turismo. Muitos estados investem na construção de parques aquáticos, complexos hoteleiros e pólos de ecoturismo. Esse crescimento, no entanto, favorece a especulação imobiliária, que em muitos casos ameaçam a preservação de importantes ecossistemas.A cultura nordestina, é um atrativo à parte para o turista. Em cada estado, há danças e hábitos seculares preservados. As rendas de bilros e a cerâmica, são as formas mais tradicionais de artesanato da região. As festas juninas em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), são as mais populares do país. O nordeste é a região brasileira que abriga o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela UNESCO. Alguns exemplos são a cidade de Olinda (PE), São Luís (MA) e o centro histório do Pelourinho, em Salvador (BA).Há ainda o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, um dos mais importantes sítios arqueológicos do país. O carnaval continua sendo o evento que mais atrai turistas, especialmente para Salvador, Olinda e Recife. Cada uma dessas cidades chega a receber quase dois milhões de turistas nessa época



A aparência européia das cidades gaúchas, como Gramado, atraem milhares de turistas.

Fernando de Noronha

Outros grandes destaques em nível nacional e mundial são Fernando de Noronha, com suas maravilhosas paisagens naturais e mar cristalino, local que abriga os golfinhos saltadores, conhecidos em todo o mundo e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais, localizado no nordeste do estado do Maranhão ocupando uma área de 270 km de dunas que se formam conforme a combinação dos ventos.Atualmente, três estados do Nordeste: Maranhão, Ceará e Piauí uniram-se num projeto de formar um 'Pacote' de pontos turisticos nos Litorais dos três estados, os principais pontos sendo: Barreirinhas - MA, Delta do Parnaíba e Luís Correia - PI e Jericoacoara - CE.



A Amazônia, maior floresta do planeta, atrai turistas de todo o mundo.


Por ser uma região pouco habitada e de ocupação mais tardia, o ecossistema da região Norte do Brasil encontra-se preservado, o que propicia as atividades de ecoturismo. Como parte do recente planejamento de desenvolvimento sustentável, a exploração do turismo cresce a cada dia com mais infra-estrutura para os turistas.
São Paulo, uma das maiores cidades do mundo.

A cidade de São Paulo tem como característica principal o turismo de negócios, por ser considerada a capital econômica da América Latina. Segundo dados do setor, acontece um evento a cada 6 minutos na cidade. São Paulo, a maior cidade do país também possui a maior rede hoteleira brasileira. Por especulação imobiliária em meados dos anos 1990, hoje existe excesso de oferta em número de vagas.Mas São Paulo não é feito só de negócios. A cidade também conta com procura no turismo gastronômico, depois de receber o título de capital mundial da gastromia. Os melhores restaurantes do Brasil ficam na metrópole paulistana, bem como uma enorme variedade de culinárias para todos os bolsos. O turismo cultural também é destaque dada a quantidade de museus, teatros, eventos como a Bienal de Artes e a Bienal do Livro.



A cidade colonial de Ouro Preto, tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.


Curitiba, uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil.


Salvador da Bahia, o centro da cultura afro-brasileira.






Fale conosco, envie suas mensagens para: gat-pe@yahoogrupos.com.br





domingo, 10 de fevereiro de 2008

Dados do Turismo no País
As últimas pesquisas da FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, encomendadas pela EMBRATUR, tendo como referência 2005, faz um diagnóstico das regiões e cidades mais visitadas por estrangeiros, à procura do chamado turismo de lazer.Um dado curioso é que a região mais procurada pelos turistas é o Sul, com apenas três Estados, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 46,8% da preferência dos estrangeiros que aportam no país. Isso claro, graças aos nossos ermanos argentinos. O Sudeste fica com 43,4%, o Nordeste, com suas praias e 9 Estados recebe apenas 31,3 % dos visitantes estrangeiros. O Norte, com 5% e o Centro-Oeste, 3,5%.Quando o assunto é Turismo de Negócios, a região Sudeste, mais precisamente em São Paulo, a concentração é em torno de 78,5% da procura dos participantes em eventos internacionais.
Estados mais visitados:
1° - Rio de Janeiro, 34,7%;
2° - Santa Catarina, 25,1%;
3° - Paraná, 20,3%;
4° - São Paulo, 16,0%;
5° - Bahia, 15,5%:
6° - Ceará, 7,1%;
7° - Rio Grande do Norte - 6,6%;
8° - Rio Grande do Sul - 6,6%;
9° - Pernambuco, 5,2%;
10° - Amazonas, 4,0%;
11° - Minas Gerais, 2,8%;
12° - Paraíba, 1,5%;
13° - Alagoas, 1,4%;
14° - Pará, 1,4%;
15° - Distrito Federal - 1,3%;
16° - Mato Grosso do Sul -1,2%;
17° - Amapá -1,0%;
18° - Piauí-l,0%;
19° - Goiás - 0,7;
20° - Maranhão - 0,7%;
21° - Mato Grosso - 0,6%;
22° - Espírito Santo - 0,5%;
23° - Roraima - 0,3%;
24° - Rondônia - 0,l%;
25°- Sergipe--0,l%;
26°- Acre - 0,1%;
27° - Tocantins - 0,1%
As cidades mais procuradas: Rio de Janeiro - RJ - 31,5%; Foz do Iguaçu - PR,17,0%; São Paulo-SP, 13,6%; Florianópolis-SC, 12,1%; Salvador-BA, 11,5%; Balneário Camboriu - SC - 6,7%; Fortaleza-CE, 6,4%; Natal-RN, 5,8%; Armação dos Búzios - RJ, 5,4%; Manaus-AM, 4,0%; Recife - PE, 3,2%; Curitiba-PR, 3,2%; Bombinhas - SC, 3,1%; Parati - RJ, 2,2%; Porto Seguro - BA,2,1%.
Estamos acompanhando o ciclista Rafael em sua aventura de percorrer todo o Brasil de bicicleta o mesmo encontra-se na cidade do Rio Branco capital do Acre e esta firme e forte na sua empreitada.
.